Coelho mundo afora

Foto: Arquivo pessoal
Nascido em Santa Maria do Suaçuí, no interior de Minas Gerais, Mathaus Coelho foi ainda criança para a capital mineira. Amante do futebol, entrou aos 14 anos para as categorias de base do América, onde ficou ate os 17. “Lá fiz amigos, conquistei alguns títulos e pensei que realizaria meu sonho. Só que um dia entenderam que não estava jogando bem o suficiente e me dispensaram. Fiquei triste no começo, recebi propostas para ir para times do interior, mas entendi que o momento era para mudar o rumo e comecei logo a faculdade de Educação Física”. 

Foto: Arquivo pessoal
Fora do clube, o garoto que tinha como hobby assistir pela internet vídeos onde via craques como Cristiano Ronaldo, Ronaldinho e Robinho fazendo algumas manobras com a bola, decidiu que era hora de tentar algo parecido. “Acabei descobrindo que não eram só aquelas ‘gracinhas’, mas que se tratava de um esporte totalmente diferente, com movimentos bem mais difíceis. Pesquisei então quem eram os melhores no Freestyle, via as técnicas e praticava no quintal de casa. E não é que a coisa realmente deu certo”. 

A primeira oportunidade veio em 2010. Em um evento da Coca-Cola, na praça da estação, Mathaus venceu a vergonha e recebeu os primeiros aplausos de sua nova carreira. “O cachê foi a réplica de uma bola da Copa do mundo e algumas latas de refrigerante. Achei bacana, e desde então me dediquei ainda mais aos treinos, que aconteciam literalmente na rua, em meio a carros, vento, chuva, pessoas passando e parando pra matar a curiosidade”. 

Minas, Brasil, Mundo... 

Foto: Arquivo pessoal
Aos poucos o menino do interior mineiro foi vendo suas apresentações aumentarem, e várias cidades brasileiras conheceram as manobras que fazia com a bola e tanto chamavam a atenção dos moradores. Em 2014, Mathaus recebeu o convite do atleta Diego Freestyle para se apresentar a bordo de um Cruzeiro, onde esteve por 5 meses e conheceu países como Suécia, Finlândia e Estônia. “Já saí do Brasil com o contrato assinado e vivia no navio, comida boa, boa acomodação estrutura de primeira. Éramos seis atletas e mais alguns pares de dançarinos, e as apresentações eram feitas num belo palco dentro do navio, em três shows por dia”, recorda. 

Atualmente morando em Auckland, na Nova Zelândia, para onde se mudou há 10 meses, Mathaus lembra que em seus primeiros dias na região colocava sua caixinha de som nas ruas e fazia shows em troca de dinheiro. “O apoio aqui é fantástico, todos sempre me elogiam e me incentivam, e aos poucos as empresas estão me conhecendo e apostando mais em mim. Por enquanto estou só me apresentando, mas a partir do ano que vem já estrei apto pra representar a Nova Zelândia nas próximas competições”. 

Foto: Arquivo pessoal
Prestigiado na região, participou da apresentação no Campeonato Mundial de Futebol Sub-20 da FIFA de 2015. Recentemente, foi a estrela da inauguração do maior shopping de Auckland. “Apesar de ser um esporte no qual poucas pessoas tiveram a oportunidade de assistir ao vivo, acredito que ainda tem muito a crescer”. lembra o mineiro que, aos 21 anos divide seu tempo entre apresentações, o trabalho na construção civil, e a divulgação junto às empresas locais. “Hoje estou feliz aqui, em um País novo, com uma cultura diferente da minha, mas tenho trabalhado bastante, e quero continuar praticando até quando eu aguentar”.

Veja abaixo um vídeo com algumas apresentações de Mathaus:


Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada como fonte o Blog Mural dos Boleiros.

ebervc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram